sexta-feira, 16 de março de 2012

O Euro V no Brasil

Todos os motores a diesel devem seguir à nova legislação de emissão de poluentes a partir de 1º de Janeiro de 2012. O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE P-7), instituído pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), equivalente ao Euro V,  já está em vigor na Europa e em outros países do mundo.


Objetivo da norma do Euro V

A norma do Euro V tem como objetivo diminuir de maneira bem significativa as emissões dos poluentes dos veículos a diesel. Com a diminuição dessas emissões a poluição diminui, mas ainda não é a solução para todos os problemas. Todos nós temos que contribuir para o meio ambiente melhor.
Foi aprovado, também, a obrigatoriedade do dodiesel S-50 (50 partes por milhão de enxofre). Essa aprovação torna os motores Euro V mais eficientes e reduz em 90% as emissões.
Caso seja utilizado o diesel comercializado atualmente neste tipo de propulsor, o sistema avisa que há algo errado com o veículo. As montadoras estão se preparando para atender a esta nova fase do programa brasileiro de controle ao meio ambiente, ao trazer para o País sistemas utilizados atualmente na Europa.

Como funciona?

SCR (Selective Catalytic Seletiva)

A tecnologia SCR (Selective Catalytic Seletiva) trata o gás que é emitido pelo veículo antes de sair pelo escapamento. É utilizado o aditivo Arla 32 nesta tecnologia e submete o escapamento à alta temperatura e transforma-se em amônia e passa por um processo até transformar-se em nitrogênio e vapor de água, substâncias que não poluem o ambiente.

EGR (recirculação dos gases liberado pelo escapamento)

Outro sistema que poderá ser adotado é o EGR (recirculação dos gases liberado pelo escapamento), controla os óxidos de nitrogênio através da concentração de oxigênio na câmara de combustão e da absorção do calor. A expectativa é que com este tipo de sistema apenas 2% do gás seja liberado ao meio ambiente.
Para atender a nova norma, os veículos deverão também estar equipados com o (Diagnóstico de bordo), no qual a função é monitorar constantemente os sinais relacionados às emissões de poluentes e indicar ao motorista eventuais falhas que afetam as emissões.
Vale lembrar que os veículos fabricados até o dia 31/12 deste ano não precisam se adequar à norma. Há também previsão de aumento do valor dos veículos, cujo percentual não está ainda definido, mas acredita-se em reajuste entre 10% e 15%.
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