o pneu.
Para prevenir o desgaste pela distribuição de carga ou mesmo em razão da irregularidade e abaulamento das pistas, é aconselhável fazer o rodízio que consiste na inversão dos pneus do veiculo numa lógica própria para cada modelo.
Não fazer o rodízio pode significar prejuízo no bolso já que transitar com desgaste maior que 1.6mm de profundidade – quando o pneu já pode ser considerado careca – é ilegal, passível de multa, podendo ocorrer até a apreensão do veículo.
O rodízio deve ser feito a cada 10 mil km ou antes se indicado no manual do caminhão e deve ser sempre acompanhado por um especialista que poderá orientar exatamente sobre o limite de carga máxima que o pneu pode suportar.
Rodas e aros também devem receber inspeção e manutenção para se certificar de que não existam resíduos ou pequenos objetos alojados na montagem do pneu, dando mais segurança ao veículo.
Mas fique atento, nem sempre o rodízio é recomendado: quando houver muita diferença de desgaste entre os pneus, é mais aconselhável fazer a troca do que a mera inversão.
Veja como fazer o rodízio de acordo com seu caminhão: toco, trucado ou traçado.
Não se esqueça:
1) Os pneus de um mesmo eixo devem ser rodiziados simultaneamente;
2) As pressões devem ser readaptadas;
3) Rodízio cruzado é o método preferido, mas o rodízio longitudinal tem suas vantagens em relação a vibrações no período de adaptação;
4) Rotação longitudinal ou paralela é recomendada para pneus unidirecionais;
5) Atenção ao caso de rodas e aros diferentes nas posições traseiras e
dianteiras, estes não poderão ser invertidos.
Para garantir uma viagem segura a você e todos os
motoristas, fique sempre atento ao funcionamento de seu caminhão e
manutenção dos pneus.
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