segunda-feira, 7 de maio de 2012

Caminhão híbrido da Volvo estabelece recorde mundial de velocidade e arrancada


O caminhão híbrido “Mean Green”, da Volvo, estabeleceu dois recordes mundiais de velocidade na semana passada, no aeroporto de Wendover, estado de Utah, nos Estados Unidos.


Pilotado pelo sueco Boije Overbrink, o caminhão atingiu média de 236,577 km/h no quilômetro lançado e velocidade máxima de 153,252 km/h no quilômetro de arrancada.

O Mean Green, cujo nome significa “Verde Malvado”, possui um motor diesel com 16 cilindros com 1.900 hp, associado a um motor elétrico auxiliar com 200 hp e 122 kgfm de torque. Os dois motores juntos produzem uma força de aproximadamente 691 kgfm e potência de 2.100 hp.

As tentativas de recorde foram sancionadas pelo United States Auto Club (USAC), entidade conhecida por organizar a 500 Milhas de Indianápolis e devem ser reconhecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O caminhão possui carroceria com linhas aerodinâmicas mas, em sua maioria, seus componentes são de veículos de série da Volvo, inclusive o câmbio automatizado, chassi e diferencial. 



Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário