segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicas de Manutenção: Amarração de Carga


Muitos de nossos Amigos da Estrada fazem uso da amarração todos os dias e sem seu uso correto o motorista pode vir a perder sua carga, apresentar lentidão na viagem e até mesmo aumentar insegurança para outros motoristas.
Claro que a amarração não é o principal causador de acidentes nas rodovias, mas a falta de normas técnicas contribui para o aumento desses números. Por isso é importante avaliar a resistência dos equipamentos usados para amarrar a carga e a manutenção deles após uso prolongado.


É comum ver nas estradas caminhões de carga rodando com cintas, amarras frouxas e a carga totalmente solta, sem utilizar os critérios técnicos e de forma perigosa, aumentando o risco de acidentes. Também devemos ficar atentos ao tipo de equipamento utilizado para amarrar as cargas, os mais comuns são cordas, correntes e cintas têxteis, levando em consideração a maneira de utilizarmos cada um deles para cada tipo de carga.


Alguns caminhões não têm pontos de amarração nas carrocerias, muitas vezes os equipamentos são conectados em locais que não possuem a resistência necessária e isso só aumenta o risco de acidentes. Se seu veiculo não possui pontos de amarração o correto é procurar uma empresa especializada.


Ao Comprar os Equipamentos:
Todos os equipamentos utilizados em amarração de carga devem trazer identificação permanente e visível com algumas informações:


- Nome do fabricante
- Carga máxima de trabalho em tração direta
- Comprimento
- Data de fabricação
- Número da norma brasileira (NBR)
- Código de rastreabilidade


Exija sempre do fornecedor o certificado de garantia da qualidade e o certificado de teste do lote. Cuidando da amarração da sua carga a viagem será mais segura para você e os outros motoristas. Boa Viagem!




Comentem!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário