quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mecânica do Caminhão Usado


                 


Quando estiver pronto para comprar caminhao usado deve prestar atenção à parte mecânica do caminhao que quer comprar. Siga este guia para comprar um caminhao usado em bom estado. Muitas pessoas compram caminhao usado e depois tem problemas mecânicos que acabam por custar muito dinheiro.


Nesse caso as pessoas fizeram um mau investimento porque os custos que acrescem depois da ida a oficina tornam o caminho muito mais caro! Isso sem contar com os futuros problemas que o caminhão usado pode vir a ter. Para conseguir um bom negócio em caminhao usado deve saber o que está fazendo. Aqui vamos ver o que pode fazer para assegurar boas compras de caminhao usado.


Teste a suspensão
Balance o caminhao para baixo, segurando no para choques na direção da roda. Se, ao largá-lo, ele ba­lançar duas ou mais vezes, o amortecedor está em más condições. Com o caminhao sus­penso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, isso indica que rolamento, pivôs e buchas es­tão gastos. Verifique o estado dos pneus: desgastes irregu­lares podem indicar proble­mas com a suspensão, falta de alinhamento ou balancea­mento das rodas.


Teste os freios
Com o caminhao em movimento, freie nor­malmente o caminhao. Se houver ruído metálico, as pastilhas estão gastas. Em um lugar plano, freie o caminhao usado soltan­do as mãos da direção. Se o caminhao puxar para um dos la­dos, há problemas no freio e na suspensão ou os pneus não estão bem calibrados. Com o motor ligado e o caminhao parado, freie mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele baixar aos poucos, é sinal de que há vazamento de flui­do de freio.


Quilometragem pode enganar
Os hodômetros dos caminhoes estão sempre sujeitos a manipulações. Se o caminhao computa 30 mil quilôme­tros rodados e os pneus são novos, significa que houve substituição e o caminhao rodou ao menos 50 mil – lembre-se que os fabricantes de pneus recomendam usá-los por até 60 mil quilômetros! Com 30 mil, mas com os pneus care­cas, também é sinal de que o marcador foi adulterado, já que eles deveriam estar próxi­mos da meia-vida.


Vá a uma autorizada
Se o pedal de freio estiver nitida­mente desgastado, é porque o caminhao deve ter mais de 60 mil quilômetros rodados. O mesmo vale para a alavanca de câmbio e o volante lisinhos, a não ser que sejam reves­tidos de couro, que se des­gasta mais rapidamente. O banco do motorista esfolado na parte esquerda do assento indica que houve um excesso de entra e sai. Para driblar a manipulação de hodômetros digitais, leve o caminhao usado a uma oficina autorizada e passe um scanner no módulo cen­tral. Ali vai aparecer o núme­ro verdadeiro da rodagem do automóvel.


Ouça o motor do caminhao usado
Para avaliar o motor e a caixa de marchas, a presença de um mecâni­co lhe trará mais segurança. Será preciso verificar o esta­do geral do motor e ouvir seu barulho: sons de trepidações, batidas ou até mesmo exces­so de ruído podem indicar que a saúde do motor vai mal. Mesmo com o motor aparen­temente em ordem, vale abrir o capô e observar o cabo do acelerador. Se estiver com graxa ou óleo, fuja! Este é um artifício para abafar barulhos mecânicos.


Cheque vazamentos de óleo do caminhão
Observe se há vazamentos ou excesso de sujeira no mo­tor do caminhao usado, o que pode indicar que as juntas estão desgastadas. Verifique, também, o nível de óleo. Caso esteja com aspec­to preto e sujo ou com a cor ferruginosa, desconfie. Olhe também a ponteira do esca­pamento: se estiver pegajosa, cheia de óleo, é sinal de que o motor precisa de algum tipo de conserto.


Observe o cuidado do dono
Estofamentos rasgados e painel ou volante quebrado dizem muito sobre o antigo dono do caminhao, caracterizan­do falta de cuidados. Verifique o interior do veículo quanto ao acabamento, a ranhuras e à limpeza. Também vale checar o estado de conservação do estepe, para ter uma noção de como o proprietário utilizou o caminhao anteriormente.


Sinta as marchas do caminhão usado
Engrene todas as marchas do caminhão usado e veja se en­tram com facilidade ou estão emperradas. Caso estejam, po­dem indicar desde problemas relativamente simples (trambu­lador) ou mesmo complexos e caros (anéis sincronizadores). Vale a pena também avaliar como está a água do radiador. Em muitos casos, ele pode ter cor de ferrugem, o que indica que deverá ser feita uma lim­peza no sistema.


Fique de olho nas luzes do painel
Quando o modelo é equipado com sistema de airbag ou de freios ABS, gire a chave e es­pere a luz respectiva acender e depois apagar, indicando que está tudo certo. Se a luz não aparecer, algo está errado. Pode indicar que o caminhao bateu e o airbag não foi reposto.


Espero que este guia lhe seja util quando estiver a comprar caminhao usado. Comprar um caminhao usado pode ser uma boa experiencia se não tiver problemas no caminhao após a compra. Para fazer boas compras de caminhao usado convém seguir estas dicas. Boa sorte na caça ao caminhao usado!


Fonte: http://caminhaousado.org/mecanica-do-caminhao-usado/


Esperamos que estejam gostando das nossas dicas.
Comentem!

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