quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alinhamento e balanceamento – É bom fazer!

Alinhamento é o processo de regulagem dos ângulos da direção do veículo conforme as orientações do fabricante. O veículo desalinhado oferece mais resistência ao piso aumentando seu consumo, diminuindo a vida útil dos componentes do sistema de direção e suspensão além de aumentar o desgaste dos pneus.
O desalinhamento pode acontecer tanto no primeiro, segundo ou terceiro eixo.
Bons motivos para fazer o alinhamento do seu caminhão:
Você economiza dinheiro, já que seus pneus vão durar mais;
A direção ficará mais macia, pois haverá menor resistência de rolamento;
Você terá maior controle de direção, aumentando a segurança do veículo;
Menor desgaste dos componentes.
Quando fazer o alinhamento dos pneus
Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo ou pelo menos a cada 7000 quilômetros;
Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;
Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
Sempre que houver substituição de pneus.
E o balanceamento
Já o balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo evitando vibrações e desgaste irregular.
O balanceamento deve ser feito toda vez que for desmontado o pneu da roda para concerto, na instalação de um pneu novo, no primeiro sinal de vibração no volante, quando haver desgaste irregular da banda de rodagem, e preventivamente a cada 10.000 km.
Essas medidas preventivas contribuem para tornar a viagem mais tranquila e possibilitam maior economia para o motorista, pois aumentam a durabilidade dos pneus.


Comentem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário