quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cinco dicas para estender a vida útil dos pneus

Tão importante quanto escolher os pneus corretos para determinado modelo de caminhão e aplicação é mantê-los corretamente. Um acompanhamento diário dos pneus é obrigatório para quem procura tirar o melhor rendimento do veículo, afinal, em função do contato com o solo, eles são determinantes na economia de combustível, no equilíbrio e no alinhamento geral. A falta de manutenção e cuidados com os pneus pode reduzir a vida útil total das unidades pela metade – um custo capaz de reduzir muito o lucro dos fretes. Conheça alguns hábitos e dicas capazes de estender e vida útil dos pneus:
Calibrar os pneus semanalmente
Esta regra básica garante economia em diversos fatores, tanto na manutenção do próprio pneu quanto no gasto de combustível. Rodar com pressões incorretas traz grandes prejuízos. Quando a pressão é insuficiente, o pneu tende a se apoiar mais nas laterais da rodagem e estas se gastam de forma prematura, podendo até comprometer toda a estrutura. No caso de pressão excessiva, o gasto será maior na faixa central de rodagem além de prejudicar o conforto.
Os fatores determinantes para chegar à pressão ideal são o peso da carga e a velocidade de utilização. Os valores exatos para cada caso podem ser encontrados junto a montadoras, fabricantes de pneus ou uma tabela elaborada pela Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (ALAPA). “A cada 100 pneus que são inutilizados, 80 são por conta de baixa pressão e inflação. Essa equação mostra o quanto é importante a calibragem dos pneus, que devem ser feitas sempre com eles frios”, afirma Fábio García, gerente de marketing de pneus de caminhões ônibus e recauchutagem da Goodyear.
Realizar o rodízio de pneus
Para um desgaste equilibrado dos pneus – o que mais tarde garante recapagens corretas e melhor aproveitamento da carcaça – é indicado rodiziá-los regularmente. A periodicidade vai depender de cada tipo de veículo e do peso carregado, mas distribuí-los de maneira igual ao longo do tempo vai ampliar sua vida útil. “Recomendamos a realização de rodízio dos pneus a cada 1/4 (25%) de sua vida”, conta Fernanda Pimenta, gerente de marketing de produto da Michelin da América do Sul.
Evitar sobrecarga de peso
Além de mudar valores de pressão ideal para cada pneu, o excesso de peso pode comprometer a estrutura dos pneus, aumentando o risco de estouros. Fábio García, da Goodyear, explica que o peso da carga somado à velocidade é determinante para a longevidade de um pneu. “Uma velocidade alta com muita carga reduz muito a vida útil, além de tornar mais suscetível a problemas e avarias”, diz.
Fazer a manutenção preventiva do veículo
Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus. Manter o caminhão bem equilibrado em todos os componentes gera ganhos de rendimento do combustível e influi diretamente na durabilidade dos pneus. “Também é importante a realização de alinhamento da geometria de suspensão e balanceamento das rodas, conforme a quilometragem que cada fabricante recomenda”, destaca Rogério Urbini, engenheiro de Pós-Vendas da MAN Latin America. A regulagem dos freios também permite aumentar a vida útil total dos pneus, minimizando as agressões térmicas nos talões.
Assegurar a inspeção visual diária
Seja à base da martelada ou de uma olhada criteriosa, todo dia é dia de observar como andam os pneus. Uma simples verificação visual pode indicar se as bandas estão sendo gastas de maneira incorreta, se há algum tipo de avaria ou se a pressão está se mantendo no nível correto. “É importante verificar regularmente o estado dos pneus para checar se há desgastes irregulares, agressões e/ou danos na banda de rodagem, traços de envelhecimento na borracha, objetos retidos na banda de rodagem ou entre geminados” ressalta Fernanda Pimenta, da Michelin.
Cartola - Agência de Conteúdo
Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário