Sancionada em maio deste ano, a Lei do Motorista estabelece paradas para descanso obrigatórias, durante o exercício da função. A determinação, que começará a valer a partir do dia 11 de setembro, é de que a cada quatro horas os veículos parem por 30 minutos, além de um período de 11 horas ininterruptas para descanso e mais uma hora para almoçar ou jantar. A recomendação do diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Jr. é clara: estes momentos devem ser usados para descanso, ou, dependendo do horário, para as refeições.
Como poucos locais específicos para pausas, é aconselhável que os motoristas desliguem os motores apenas em lugares seguros e conhecidos. O ideal seria que fossem criados lugares próprios com camas, banheiros com chuveiros e restaurantes confiáveis, com livros e revistas e acesso a telefones e computadores. Na falta destes pontos próprios, Alves indica a ginástica laboral como preenchimento ideal desta meia hora em que se deve ficar sem dirigir. O alongamento das articulações, pulsos, tendões, pernas e coluna vertebral é muito importante e deve ser feito do lado de fora do veículo, utilizando o caminhão como apoio ao se exercitar. Ajuda a previnir Lesões por Esforço Repetitivo (LER), como tendinites, mialgias, bursite e artrose. "É uma atividade preventiva que não está prevista na lei, mas seria ótima para melhorar a massa muscular e as articulações dos caminhoneiros", alerta o médico.
A panturrilha, responsável pela postura e pelo equilíbrio, envia recebe 100 ml de sangue a cada minuto e merece exercícios físicos regulares. Fazer uma caminhada em torno do veículo, em local seguro, é outra dica do diretor da Abramet. "A tendência natural de quem dirige é formar edemas por inchaço nas pernas. Quando a musculatura da batata da perna se contrai, espreme os vasos e o sangue para a parte superior do corpo", afirma Alves. Caminhar também é bom para a nutrição muscular e o tecido venoso do coração, assim como melhorar a fadiga, o sono e torpor desses profissionais.
Adormecer nessas pausas é um hábito que merece ser evitado. Para Alves, tirar um cochilo dentro do caminhão é o equivalente a dormir no ambiente de trabalho. Ao dormir, é preciso um ambiente próprio sem iluminação e com o mínimo de ruído possível, para que o descanso e o repouso necessários sejam repostos de forma sadia. "O ideal mesmo é que esses trabalhadores tivessem mais horas de sono contínuas. A lei deixou de lado a qualidade de vida do motorista", enfatiza o médico.
A parada de 11 horas entre uma viagem e outra prevê um melhor controle da jornada de trabalho por parte dos empregadores e poderá ser confirmada por anotações em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo. Ao optar por não cumprir essas novas normas, os motoristas estarão sujeitos a multa, que pode chegar a R$ 127, perda de cinco pontos na Carteira Nacional da Habilitação (CNH) e retenção do veículo para cumprimento do intervalo necessário.
Cartola - Agência Conteúdo
Fonte:
http://transporteelogistica.terra.com.br/ocaminhoneiro/integra/189/saiba-como-usar-da-melhor-forma-as-pausas-na-estrada
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