terça-feira, 6 de novembro de 2012

Problemas com pesagem em viagens de entregas múltiplas



Já lhe aconteceu de sair para uma viagem de entregas múltiplas e estar tudo ok na primeira pesagem, com carga completa, e a segunda balança acusar excesso de peso quando, teoricamente, o caminhão deveria estar mais leve? Esta é uma das questões que a física explica melhor que nosso raciocínio lógico.

O que ocorre é que quando é feita a primeira entrega e a parte traseira da carroceria fica livre, o centro de gravidade da carga é deslocado para frente, transferindo mais peso para o trator e, consequentemente, gerando mais peso sobre os eixos dianteiros.

Segundo Rubem Penteado de Melo, Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Engenharia da Produção e mestrado em Engenharia Mecânica, há duas opções para resolver o problema: uma é exatamente evitar as entregas múltiplas e a outra é rearranjar a carga depois de cada parada, mantendo o equilibrio de peso em todos os eixos. O especialista concorda que nenhuma das duas alternativas é simples de ser seguida e, em um futuro muito próximo, a tecnologia irá auxiliar o condutor nesta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário