terça-feira, 22 de maio de 2012

Calibragem: um item importante para segurança e economia do seu caminhão


                             

Junto com o diesel, o pneu responde por boa parcela no cálculo pelas despesas no transporte. Sem falar na segurança.
Faz tempo que eles deixaram de ser apenas uma peça de borracha com furo no meio para se tornar um produto de alta tecnologia. Não é à toa. Junto com o diesel, o pneu responde por boa parcela no cálculo pelas despesas no transporte. Sem falar na segurança. Pneu hoje tem até chip. Ele emite através de radiofreqüência informações sobre pressão, temperatura, velocidade, a uma central que registra os dados e orienta o motorista em caso de uso incorreto. Mas todo esse avanço pode ser jogado fora se o estradeiro não fizer coisas bem simples, como a calibragem. E só bater o martelo não resolve.

A pressão do ar é um dos cuidados mais importantes para garantir a durabilidade dos pneus e evitar acidentes. Um em cada dez acidentes graves nas estradas é causado pela calibragem incorreta dos pneus. 60% da turma do trecho costumam rodar com os pneus descalibrados para o peso da carga. Além de prejudicar a digiribilidade, a calibragem incorreta aumenta o consumo de combustível e diminui a vida útil do pneu.

Para evitar esses gastos, a pressão deve ser usada conforme a carga carregada. Os pneus não são totalmente vedados e aos poucos eles vão perdendo pressão. As conseqüências são muitas. O pneu deforma mais, esquenta demais, desgasta mais rápido. Por isso, é aconselhável recalibrá-lo toda semana.


Espero que estejam gostando das nossas dicas!
Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário