A quinta-roda é uma peça chave para a segurança dos caminhões. Junto com o pino-rei, ela faz o acoplamento entre o veículo-trator e o reboque. Segundo o coordenador de serviço e suporte técnico da Volvo, Carlos Banzzatto, é preciso prestar atenção quanto à lubrificação e às folgas do sistema para evitar tombamentos e capotagens. Ele ressalta, ainda, o perigo do uso de soldas ou de qualquer outro tipo de adaptação no sistema de acoplagem. Outro ponto importante é seguir o manual do fabricante do veículo ou da quinta-roda, pois cada modelo tem especificidades sobre a capacidade de carga e o desgaste das peças.
Informações sobre a manutenção preventiva também estão no manual, mas, de acordo com Banzzatto, normalmente a limpeza e a lubrificação devem ser feitas semanalmente, variando de acordo com o peso da carga. Para isso, o caminhoneiro deve, primeiro, remover a graxa velha, pois está contaminada com poeira, tornando-se uma pasta abrasiva, acelerando o desgaste. Depois, a nova graxa deve ser aplicada, buscando a indicada pelo fabricante, geralmente são recomendadas as de extrema pressão. "A lubrificação é simples e tem uma rotina, mas, se não for feita, compromete a durabilidade em longo prazo", afirma Banzzatto.
O nível de desgaste das peças também exige atenção. De acordo com a Jost Brasil Sistemas Automotivos Ltda., empresa fabricante de quinta-roda, há um limite de desgaste, principalmente na garra de travamento, no disco de fricção e na barra, componentes que formam o conjunto de travamento do sistema. É fundamental fazer regulagens no pino-rei e na quinta-roda para o ajuste, prestando atenção às medidas especificadas pelo fabricante. Quando os componentes chegam no nível máximo de desgaste, é preciso substituí-los.
Para medir esse desgaste, o motorista deve usar um taquímetro, ir a uma concessionária ou a um posto que ofereça o serviço, o que é comum, segundo Banzzatto, nas estradas, onde há paradas de caminhoneiros. O setor de pós-venda e sistemas de qualidade da Jost explica que o motorista pode perceber problemas em relação às folgas quando, ao frear ou arrancar o caminhão, sentir o impacto do reboque na cabine. "A quinta-roda é superimportante, apesar de ser simples, é um item certificado pelo Inmetro. Tudo deve estar dentro de padrões determinados para assegurar que não haja nenhum risco", reforça Banzzatto.
Cartola – Agência de Conteúdo
Fonte: http://transporteelogistica.terra.com.br/ocaminhoneiro/integra/182/saiba-como-realizar-a-manutencao-preventiva-da-quinta-roda
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